Ao fazer o Planejamento de uma aula de
Geografia usei como base os Parâmetros Curriculares do MEC. Neles estão
contidos os currículos que devem ser trabalhados deixando a liberdade de
escolha de como fazer a prática didática e pedagógica construindo com os alunos
diferentes vivencias que colaborem a capacidade de identificar e refletir sobre
diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade/natureza.
Essas práticas envolvem procedimentos de
problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e
pesquisa, na busca e formulação de hipóteses e explicações das relações, permanências e transformações que estão
em interação. Sempre
valorizando a experiência do aluno e fazendo-o entender que a Geografia faz
parte do seu cotidiano.
O estudo da geografia deve levar o aluno a compreender
a realidade, ver a diversidade, reconhecer as paisagens para compreender e
explicar a sua própria vida.
As
situações de aprendizagem foram utilizadas na Webquest com o objetivo de levar
os alunos a conhecerem os principais produtos alimentares industrializados
encontrados em mercados do município, sua origem, formulação e danos que
poderão causar a saúde humana e ao Meio Ambiente, posicionar-se
de maneira crítica, responsável e construtiva nas descobertas sobre os aditivos
colocados nos alimentos, conhecer
características fundamentais do Brasil que tornam as regiões tão distintas,
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente,
identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo
ativamente para a melhoria do meio ambiente, conhecer o próprio corpo e dele
cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos
da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à
saúde coletiva, saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos
para adquirir e construir conhecimentos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário