segunda-feira, 11 de junho de 2012

Planejamento de aula de Geografia


Ao fazer o Planejamento de uma aula de Geografia usei como base os Parâmetros Curriculares do MEC. Neles estão contidos os currículos que devem ser trabalhados deixando a liberdade de escolha de como fazer a prática didática e pedagógica construindo com os alunos diferentes vivencias que colaborem a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade/natureza.
Essas práticas envolvem procedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa, na busca e formulação de hipóteses e explicações das  relações, permanências e transformações que estão em interação. Sempre valorizando a experiência do aluno e fazendo-o entender que a Geografia faz parte do seu cotidiano.
O estudo da geografia deve levar o aluno a compreender a realidade, ver a diversidade, reconhecer as paisagens para compreender e explicar a sua própria vida.
            As situações de aprendizagem foram utilizadas na Webquest com o objetivo de levar os alunos a conhecerem os principais produtos alimentares industrializados encontrados em mercados do município, sua origem, formulação e danos que poderão causar a saúde humana e ao Meio Ambiente, posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas descobertas sobre os aditivos colocados nos alimentos,  conhecer características fundamentais do Brasil que tornam as regiões tão distintas, perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva, saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;




Nenhum comentário:

Postar um comentário