segunda-feira, 11 de junho de 2012

Planejamento de aula de Geografia


Ao fazer o Planejamento de uma aula de Geografia usei como base os Parâmetros Curriculares do MEC. Neles estão contidos os currículos que devem ser trabalhados deixando a liberdade de escolha de como fazer a prática didática e pedagógica construindo com os alunos diferentes vivencias que colaborem a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade/natureza.
Essas práticas envolvem procedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa, na busca e formulação de hipóteses e explicações das  relações, permanências e transformações que estão em interação. Sempre valorizando a experiência do aluno e fazendo-o entender que a Geografia faz parte do seu cotidiano.
O estudo da geografia deve levar o aluno a compreender a realidade, ver a diversidade, reconhecer as paisagens para compreender e explicar a sua própria vida.
            As situações de aprendizagem foram utilizadas na Webquest com o objetivo de levar os alunos a conhecerem os principais produtos alimentares industrializados encontrados em mercados do município, sua origem, formulação e danos que poderão causar a saúde humana e ao Meio Ambiente, posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas descobertas sobre os aditivos colocados nos alimentos,  conhecer características fundamentais do Brasil que tornam as regiões tão distintas, perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva, saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;




domingo, 10 de junho de 2012

Webquest e a Indústria no Brasil

O conteúdo trabalhado era sobre a Indústria no Brasil. Os alunos fizeram uma tabela com os produtos alimentares vendidos nos mercados da cidade. Trouxeram embalagens, ligaram para o SAC das empresas para pedirem informações. Listamos os principais componentes e localizamos a origem dos mesmos. O uso da Webquest ligou-os a internet e conduziou-os para atingirem os objetivos propostos:
-Conhecer os produtos consumidos avaliando seus componentes e identificando a origem dos mesmos.
-Classificar os ingredientes dos produtos selecionando-os conforme a composição e descrever o que podem causar a saúde dos consumidores.
-Identificar os setores da economia e criar slides de demonstrem a sequência dos produtos.
A Webquest está em:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=2456&id_pagina=1

Webquest e a América

 Todo ano eu organizo uma Feira de Países: objetos, roupas e comidas típicas, músicas onde os alunos pesquisam e apresentam o país escolhido dentro dos conteúdos da série. Com a 7ª série são os países da América Latina. O assunto torna-se cansativo por serem 33 países. Criei uma Webquest que instigasse os alunos a conhecer o país pesquisado com diferentes visões e respondendo as tarefas solicitadas. A Feira de Países mudou para Agências de Turismo onde os alunos sabiam até preços de passagens e o que os turistas deveriam levar nas malas com relação a roupas de acordo com o clima dos locais.A Webquest está em:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2270&id_pagina=1

Webquest e o seu uso em Geografia


É uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações da Web.
O conceito de Webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da Universidade Estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa. 
Dodge a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções: