domingo, 27 de maio de 2012

Milton Santos e a educação cidadã.



Milton Santos escreveu como deve ser a formação cidadã:
 A Educação não tem como objetivo real armar o cidadão para uma guerra, a da competição com os demais. Sua finalidade, cada vez menos buscada e menos atingida, é a de formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo. (SANTOS, 1998, p. 126)


O papel do Geógrafo-educador é de despertar nos alunos a importância dos aspectos sociais, de forma que o mesmo não fique limitado aos conhecimentos geográficos,mas amplie sua percepção acerca do mundo que o cerca.

domingo, 13 de maio de 2012

Tipos de rochas

Magmáticas: são as rochas formadas pela solidificação do magma. Pode ser Intrusiva(solidificada dentro do vulcão como o granito) ou Extrusiva (solidifica fora do vulcão como o basalto).
Sedimentares: são as rochas formadas por restos de animais, vegetais ou minerais.
Metamórficas: são as rochas que sofream metamorfose devido a temperatura e pressão, como o mármore que provem do calcário.

Relevo

O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos(vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos) e externos(agentes da erosão). É o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas. Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são:
  • Montanhas
  • Planaltos
  • Planícies
  • Depressões

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fusos Horários no Brasil

Em 2008 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a lei que  reduziu um fuso horário na região Norte. Ficou determinado que:

Fernando de Noronha (PE): - 2 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Amapá e Pará: - 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre: - 4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

Fusos Horários

       A Terra realiza o movimento de Rotação em 24 horas(360º). Em uma hora a Terra se desloca 15°. Esse dado é obtido através da divisão da circunferência terrestre (360°) pelo tempo gasto para que seja realizado o movimento de rotação (24 h). Em 1884 ficou determinado o centro ou fuso referencial que é o Fuso de Greenwich (GMT) ou 0º .
      A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich  têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).
      A LID Linha Internacional da Data é o centro do Antimeridiano de Greenwich no 180º Leste e 180º Oeste.
Uma atividade simples:       
Um avião parte de Manaus (60°W) às 20 horas com destino a São Paulo (45°W). o tempo de viagem é de quatro horas. Pergunta-se:
a) Hora em São Paulo no momento da decolagem.Resposta: 60ºW-45ºW= 15ºW ou seja 1hora a mais pois São Paulo está a oeste de Manaus. 20+1=21h
b) Hora em São Paulo no momento do pouso. 21+ 4 horas(duração da viagem)= 1 hora do dia seguinte

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas: são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Estas linhas são:
*Paralelos: linhas paralelas ao Equador.
A Linha do Equador divide a Terra em dois Hemisférios: Norte(Setentrional) e Sul(Meridional).
A Latitude é a distância em graus do Equador. As latitudes variam de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma variável importante para estudar os tipos de clima da Terra, pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador.


*Meridianos: são linhas perpendiculares ao Equador.
O Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois Hemisférios: Leste(Oriental) e Oeste(Oriental). A Longitude é a distância em graus do Meridiano de Greenwich. As longitudes variam de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização  adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0° e o Antimeridiano como 180°. Foi a partir das longitudes que se criaram os fusos horários. Todos os meridianos se encontram e se cruzam nos polos Norte e Sul.


 E a tecnologia ...


GPS é um aparelho digital de localização, que determinada a posição exata no globo terrestre(a latitude e a longitude). Esse aparelho disponibiliza outras informações como: a altitude, a direção que está sendo seguida, a distância em relação a um ponto que foi marcado anteriormente, a velocidade no percurso. A localização exata é possível graças à recepção de sinais de um sistema de satélites artificiais. É um aparelho que pode ser utilizado em várias situações: medições de propriedades rurais; fiscalização de áreas florestais para constatação, por exemplo, de desmatamento; orientação para pessoas que estão em regiões desérticas, de florestas etc; em determinadas competições esportivas automobilísticas; na aviação; na navegação; entre outras. O que dizer da afirmação de Yves Lacoste:
"A Geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra"

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Frases especiais:


“A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo”   Galileu Galilei
“A Física é o desenho com o qual Deus explicou o que havia escrito”. Débora Rosa (Professora do Colégio Estadual 25 de Julho- Novo Hamburgo)